Ciencia Politica
Estado Moderno: As notas características do Estado Moderno são: território, povo (elementos materiais), soberania e a finalidade (elementos formais). Soberania: É um termo cercado de significações, e é objeto de amplos estudos. Ele assume um conteúdo político e outro jurídico. É uma das bases da ideia de Estado Moderno, pois exerceu grande influência prática nos últimos séculos. Território: Está associado à necessidade de afirmação do poder soberano em um determinado espaço. Delimitação da soberania estatal, em princípio, mas que tem por finalidade o aumento da eficácia do exercício e de dar estabilidade e ordem. O território é o âmbito de validade da ordem jurídica estatal. É no espaço delimitado pelas fronteiras que ocorre a domesticação das interações sociais, culturais e econômicas, sob a égide da ordem jurídica. Povo: É o elemento pessoal para a constituição do Estado, uma vez que sem ele não é possível haver Estado, e para ele que o Estado se forma. Povo é diferente de população.
Nação: O conceito de nação tem origem no continente europeu quando os Estados buscavam a concretização de unidades políticas sólidas e estáveis, para se livrarem de um constante estado de guerra sem interesse para o povo. De um modo geral, observava-se uma total impotência do povo diante das aristocracias dirigentes, monarcas e soberanos. A busca por símbolos de unidade popular era essencial ao projeto do Estado em sua vertente liberal
Democracia: É a montagem de um arcabouço de normas que definem antecipadamente os atores e a forma do jogo, identificando-se, de regras com as questões relativas a quem vota?, onde se vota?, e com quais procedimentos? Existem três tipos de democracia, que são: direta, semidireta e representativa.