ciencia politica
AULA 01
SENSO COMUM:
A ÁGUA DO MAR É AZUL.
Conjunto de opiniões tão geralmente aceitas em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações individuais.
Senso comum está associado ao conhecimento da realidade.
Senso comum e crenças fazem parte da experiência das pessoas, fazem parte do cotidiano, tratando-se de experiências pessoais e partilhadas pela comunidade.
O senso comum é um saber Assistemático. (Que não segue nenhuma ordem)
Assistemático: que não tem ou não segue sistema, ou que não é parte de um sistema: método assistemático, caótico: comportamento assistemático, eventual, casual.
O senso comum é acrítico.
Acrítico significa não refletido, não examinado. É compreensível que assim seja, pois trata-se de crenças cuja aprendizagem é informal: aprende-se à medida que se vai vivendo e tendo experiências, aprende-se vendo, ouvindo e imitando os outros. Muitas vezes essa aprendizagem é inconsciente: as pessoas não têm noção de que estão a aprender, mas vão interiorizando tradições, costumes, saberes práticos, etc. Tanto podem aprender crenças verdadeiras como crenças falsas e injustificadas (superstições).
O polo do senso comum representa a fase conservadora do conhecimento e por isso tem a característica de imobilidade, tendendo a se repetir em um ciclo fechado, eternamente, se não for fecundado pelo dinamismo evolutivo da ciência.
CIÊNCIA
Científico => Conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Deve ser obtido de maneira programática, sistemática e controlado, para que se permita a verificação de sua validade A ÁGUA DO MAR É INCOLOR, SÓ FICA AZUL POR CAUSA DO REFLEXO DO CÈU.
“ A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou provavéis, obtidos metodicamente ( regras logicas e procedimentos tecnicos), sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza (