Ciencia Politica
Campus Virtual
Unidade de Aprendizagem: Ciência Política e Teoria Geral do Estado
Curso: DIREITO
Professor: Maria Terezinha da Silva Sacramento
Nome do aluno: Emmanuelle Elise Campos de Moraes
Data: 03/04/2013
Leia com atenção as questões abaixo e responda:
1) O debate em torno do conflito que eclodiu na Tunísia e se espalhou por diversos países do Oriente conhecido por “Primavera Árabe” trazem à tona nos últimos anos, dois temas que se confrontam: as formas de governo típicas do despotismo e a democracia representativa. Situe, a partir de nossos estudos, como esses temas: a democracia representativa e os conflitos políticos do Oriente se inserem nas questões que compõem o debate sobre as premissas metodológicas da Ciência política.
Mapeie os pontos centrais da problemática dos conceitos históricos e a partir deles desenvolva uma análise sobre essa polarização e seus desdobramentos. Sua resposta deve estar embasada em argumentos teórico metodológico e o texto escrito em no máximo18 linhas. (4,0 pontos)
RESPOSTA:
A “Primavera Árabe” é uma revolta que emergiu em meio de diversos interesses políticos, sociais, econômicos, religiosos e internacionais, num continente de grandes dualidades, com estados petrolíferos e estados fracassados, e regidos por governos despóticos. Um povo por um lado sedento em busca de desenvolvimento, emprego, segurança e um pouco de liberdade de expressão, e por outro alienado nos ditames do “O Alcorão”. Diante disso percebe-se que a história é cíclica, o mundo já viveu na Idade Média uma série de conflitos no ocidente, motivados por questões similares (dinheiro, poder, liberdade e independência da religião), contexto em que surgem as teorias de Hobbes e Maquiavel. No mundo contemporâneo, iniciado com a Revolução Francesa, tivemos conflitos numa realidade bem próxima de nós, na década de 80 vimos a queda do Muro de Berlim e o fim dos regimes ditatoriais na