ciencia politica
Em relação a obra “Politica como vocação” de Max Weber:
1. Conceito de Estado Moderno e conceito de politica.
Estado Moderno:
→ Segundo o autor é uma comunidade humana que pretende com êxito o monopólio do uso legitimo da força física dentro de um determinado território.
→ Segundo a equipe é um processo de mudanças com o objetivo de modernização da sociedade, esse estado moderno que com o passar do tempo foi se aperfeiçoando e torna–se a única fonte do direito de usar a violência, antes quem legitimava o poder era um Deus absoluto , mas esse poder passa a ser legitimado pelo homem através de instituições.
Política:
→ Segundo o autor é uma associação que significa a participação no poder ou a luta para influir na distribuição do poder.
→ Segundo a equipe é uma ciência que permite a participação ativa no poder ou até mesmo na distribuição dele. A politica é caracterizada pelo ato de governar, administrar e cuidar das instituições públicas, ou seja, do próprio estado, poder esse que é concedido através de eleições onde o povo tem direito a escolha.
2. Vocação para politica e “Políticos profissionais”
Vocação para politica:
→ Segundo o autor são em toda parte as únicas figuras decisivas nas correntes cruzadas da luta politica pelo poder.
→ Segundo a equipe seria a dedicação absoluta, confiança pessoal e acima de tudo revelações de lideranças e carisma, pois como o próprio Weber diz: “um líder pessoalmente conhecido como líder, os homens não obedecem em virtude da tradição ou lei, mas porque acreditam nele”.
Políticos profissionais:
→ Segundo o autor aparecem primeiro na figura e a serviço de um príncipe, mas essas forças meramente ocasionais não eram naturalmente suficientes ao príncipe, ele buscava necessariamente criar um quadro de elaboradores dedicados total e exclusivamente a serviço dele, daí a fazer disso sua principal vocação.
→ Segundo a equipe seriam pessoas absolutamente preocupadas na organização, procurando administrar de