Ciencia Politica
AS QUESTÕES A SEGUIR SERÃO RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO POSTADO NA SALA VIRTUAL: “IDEIA ATUAL DE ESTADO DEMOCRÁTICO” - extraído da obra de DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2009.
1- Conforme o texto, o que o autor destacou como mudança no Estado Contemporâneo para se atingir um Estado Democrático?
O homem do século XX estar preso a concepções do século XVIII, quanto à organização e aos objetivos de um Estado Democrático. A necessidade de eliminar o absolutismo dos monarcas, que sufocava a liberdade dos indivíduos, mantinha em situação de privilégio uma nobreza ociosa e negava segurança e estímulo às atividades econômicas, levou a uma concepção individualista da sociedade e do Estado. A aspiração máxima era a realização de valores individuais, e para isso considerou-se indispensável conter o poder político através da própria estruturação de seus organismos. Procurou-se, então, impor ao Estado um mecanismo de contenção do poder, destinado a assegurar um mínimo de ação estatal, deixando aos próprios indivíduos a tarefa de promoção de seus interesses. Desde então, todas as discussões sobre o Estado e todas as experiências levadas a efeito foram motivadas pela busca da melhor forma de atingir aqueles objetivos.
2- Quais os pontos de conflitos, observados pelo autor, relacionados ao Estado Democrático?
O problema da supremacia da vontade do povo;
Dilema entre a supremacia da liberdade ou da igualdade;
Problemas decorrentes da identificação do Estado Democrático ideal com determinada forma de Estado e de governo.
3- Como é observada no decorrer da história, em especial nos séculos XIX e XX, a relação da representatividade política entre os representantes das classes trabalhadoras e os representantes das classes econômicas superiores?
Movimentos proletários, eram mais violentos primeiro e mais habilidosos depois, trabalhando