citação
Citação é a menção de uma informação, em um texto, extraída de outa fonte, material ou documento.
As citações curtas, são de até três linhas, são incluídas no texto destacadas entre aspas e devem ter a indicação da fonte consultada com o sobrenome do autor em letras maiúsculas.
Exemplos:
“A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”. (TEIXEIRA, 1998, p. 35)
Para Morin (2000, p. 56), é na linguagem que o discurso “ganha seu sentido com relação à palavra, mas a palavra só fixa seu sentido com relação ao discurso no qual ela se encontra encadeada’’.
As citações longas são citações a partir de quatro linhas com um recuo de 4cm em relação a margem esquerda e escrito em fonte 10 ou 11.
Exemplos:
A partir da especificidade do jornalismo, Eco (1998, p. 14) questiona:
O que é um jornal, se não um produto, formado de um número fixo de páginas obrigado a sair uma vez por dia, e no qual as coisas ditas não serão mais unicamente determinadas pelas coisas a dizer (segundo uma necessidade absolutamente interior), mas pelo fato de que, uma vez por dia, se deverá dizer o tanto necessário para preencher tantas páginas?
Para Eureka & Ryan (1992, p. 34):
O QFD é um caminho sistemático para garantir que o desenvolvimento das características e especificações do produto, bem como o desenvolvimento de metodologias, processos e controles, sejam orientados pelas necessidades do consumidor.
Citações indiretas é a interpretação do pesquisador sobre o que o autor escreveu mantendo o mesmo sentido, o autor e o ano em que a obra foi publicada deve ser mencionado.
Exemplos:
De acordo com Figueiredo (1999) o acesso à informação não é dirigido pelo sistema (uma biblioteca, uma base de dados) mas sim pelas visões da biblioteca e das bases de dados necessárias para satisfazer uma necessidade de informação dos usuários.
Lancaster (1993, p. 6)