Ciencia politica
Para Paulo Bonavides a Ciência Política, tem por objeto, o estudo dos acontecimentos, das instituições e das ideias políticas, tanto em sentido teórico como em sentido prático, considerando o passado como foram ou deveriam ter sido, compreendendo o presente como são ou deveriam ser, e às possibilidades futuras como serão ou deverão ser, no prisma filosófico. Pelo prisma sociológico, a ciência política centraliza seu estudo no Estado que constitui um dos pontos altos e culminantes na obra do genial Max Weber, dando-lhe a consistência do tratamento autônomo. Na sociologia política, de Max, estuda-se com profundidade à racionalização do poder, à legitimação das bases sociais em que o poder repousa: investiga o regime político; interroga as formas legitimas de autoridade; indaga a administração publica. Já no prisma jurídico, tem por objeto de estudos a que reduz ao Direito Político, a simples corpo de normas; para Kelsen tem sua originalidade em banir do Estado todas as implicações de ordem moral, ética, histórica e sociológica, criando o Estado como puro conceito, escurecendo a realidade estatal com seus elementos constitutivos.
2 – Dê o conceito de Sociedade, explique sua origem com base nas teorias organicista e mecanicista, e seus elementos e finalidades?
Para o socialista americano Talcott Parsons sociedade é todo complexo de relações do homem com seus semelhantes.
O conceito de Sociedade organicista segundo Del Vecchio é o conjunto de relações mediante as quais vários indivíduos vivem e atuam solidariamente em ordem a formar uma entidade nova e superior. Os organicistas procedem do trono milenar da filosofia grega que descendem de Aristóteles e Platão.
Toennies na visão mecanicista diz que Sociedade é o grupo derivado de um acordo de vontades, de membros que buscam, mediante o vínculo associativo, um interesse comum impossível de obter-se pelos esforços