psicologia experimenta
Pavlov (1917) inaugura a idéia de modificação comportamental por meio da psicologia comparada. Ele introduz os conceitos de condicionamento, extinção e reforço.
Aprendizagem e condicionamento clássico
APRENDIZAGEM: uma mudança duradoura de comportamento resultante da experiência.
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO: um tipo de resposta aprendida que ocorre quando um objeto neutro passa a eliciar uma resposta reflexa ao ser associado a um estímulo que já produz essa resposta.
Extinção e generalização
EXTINÇÃO: um processo em que a resposta condicionada é enfraquecida quando o estímulo condicionado é repetido sem o estímulo incondicionado.
GENERALIZAÇÃO DO ESTÍMULO: ocorre quando estímulos semelhantes, mas não idênticos, ao estímulo condicionado produzem a resposta condicionada.
Psicologia Experimental
Embora a psicologia experimental tenha sido inaugurada por Wundt, sofreu críticas que iniciaram com o Manifesto Behaviorista de Watson (1923).
Criticava-se: objeto de estudo, método, resultados e objetivos da psicologia introspecionista.
Watson condicionou um menino a ter medo de um porco da índia a partir de uma música barulhenta.
Watson criou também os princípios e leis do estímulo-resposta.
Psicologia Experimental
Skinner, assim como Watson, é um dos que mais impulsionou o surgimento das psicoterapias na psicologia experimental. Para ele o clínico deve ser capaz de eliminar comportamentos, ou aumentar o repertório comportamental
SOBRE O CONDICIONAMENTO OPERANTE
CONDICIONAMENTO OPERANTE: ocorre em um processo de aprendizagem no qual as conseqüências de uma ação determinam a probabilidade de ela ser realizada no futuro.
PUNIÇÃO: estímulo que segue a uma resposta e diminui a probabilidade de a resposta ser repetida. Subtipos punição positiva e negativa.
Relembrando
REFORÇO POSITIVO: um aumento da probabilidade de um comportamento ser repetido mediante administraçao de um estímulo agradável,