ciencia politica
Formas de estado são as maneiras pela qual um estado organiza sua população, seu território e estrutura seu poder (estes são os elementos constitutivos).
De acordo com a centralização e descentralização, um estado pode ser simples ou composto.
Um estado simples, é uma entidade unitária, sem subdivisões territoriais. Sua estrutura política é centralizada e ainda ocorre uma alta centralização de poder. Esse tipo de estado foi implantado no Brasil no período imperial.
O estado composto consiste na união permanente de estados, vinculados por um único governo ou não, diversificado em diferentes centros de poder. Ainda pode ser dividido em Confederações e Federações.
Confederações são compostas pela união de estados independentes que resulta de um pacto ou acordo internacional, estes têm como objetivo manter a proteção externa e a paz interna.
Já as Federações é uma entidade integrante do Estado Federal, dotada de autonomia, isto é, poder de auto-organização limitado pela Constituição Federal.
FORMAS DE PODER
Formas de poder consiste na maneira de estruturar, organizar e exercer o poder político na comunidade.
Existem nove formas de poder:
1 - Autocracia - é um governo baseado nas concepções de uma única pessoa, há uma única representação como detentora do poder supremo, ou seja, o poder político é muito concentrado e não existe limitação deste;
2- Democracia - É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto;
3- Ditadura - é uma forma de governo na qual o poder se concentra na figura de um único individuo (ditador) ou grupo de pessoas identificadas com uma ideologia ou movimento. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, possui poder e autoridade absoluta. É um regime antidemocrático onde não existe a participação da população;
4- Monarquia Absoluta- se baseia no principio de que o monarca possui o