Ciencia da politica
Professora Ana Cristina Fernandes Martins
2013 A
Ciência Política – Conceitos iniciais
Ciência Política: o que é?
Para entender essa ciência, uma definição contemporânea, que nos dá a exata dimensão da sua importância, amplitude e aplicabilidade em tempos atuais. Ciência Política, portanto, nesta perspectiva é: * Ciência Política: ciência do poder, dos fenômenos políticos, da polis, do Estado, das relações humanas, dos comportamentos políticos e sociais em face da instituição estatal, das relações internacionais, das formas de governo, dos partidos, dos grupos de pressão, da opinião pública, e finalmente, das ideias e das teorias da organização política da sociedade.
Objeto de estudo: na atualidade é vista como uma genuína ciência social, e que tem o seguinte objetivo de estudo: * Objetivo específico: estudo da convivência humana em coletividade – especialmente a mais complexa delas que é o Estado.
Obs.: estudo do Estado, incluindo origem, organização, funcionamento e finalidades.
Obs.: Tríplice perspectiva quanto à doutrina do Estado: * Doutrina sociológica que estuda a origem do Estado e sua evolução; * Doutrina jurídica: organização e personificação do Estado; * Doutrina justificativa: fundamentos e fins do Estado.
Com base na definição anterior, observa-se que o campo é vasto. Então, sobre ela, vele compreender os seguintes aspectos quanto à as abrangência, e também quanto aos conhecimentos que ela vai envolver, abordar, tratar, buscar conhecer, etc, ou seja, aspectos relativos à sua aplicação. Vejamos:
Abrangência:
- Diversos campos: teoria e filosofia política, os sistemas políticos, ideologia, economia política, geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, relações internacionais, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo, direito constitucional e outros;
Aplicação:
- Cientistas políticos estudam a distribuição e