cidadão de papel
BANDEIRA:
HISTÓRIA DO PAIS: é um país asiático que ocupa a parte oriental da ilha de Timor. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. A capital do país é Díli, situada na costa norte. Timor-Leste é um país muito montanhoso.
Habitada desde há cerca de 14 mil anos, o primeiro contato que teve com os europeus foi com os portugueses que lá chegaram em 1512, em busca do sândalo. Em 1975 Timor-Leste tornou-se independente de Portugal, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia que anexou o território. No entanto, esta anexação contou com uma forte oposição, calculando-se que cerca de um terço da população tenha perecido às mãos das tropas ocupantes e de seus colaboradores. Após quase 25 anos de heroica resistência contra a ocupação, em 1999 o povo timorense teve oportunidade de expressar a sua vontade num referendo organizado pela Organização das Nações Unidas, tendo cerca de 80% votado pela independência. A independência foi recuperada em 20 de maio de 2002 e o líder histórico Xanana Gusmão tornou-se o primeiro presidente eleito.
LOCALIZACÇÃO:
País insular asiático, localizado na ilha de Timor. Sua única fronteira terrestre é com a Indonésia, que ocupa a metade ocidental da ilha.
CLIMA: Timor possui um clima tropical.
MEIO AMBIENTE: Buscando atender às necessidades mínimas da população, deparamo-nos com dois desafios. a) conseguir manter solos férteis para a produção agrícola e pastagens; b) manter o fornecimento de lenha, pois grande parte da população ainda utiliza este tipo de combustível para a preparação das refeições diárias.
Estes dois desafios estão interligados pela necessidade da manutenção da qualidade ambiental, ou seja, redução da perda de solo para a manutenção da fertilidade deste e renovação da vegetação para o fornecimento da lenha.
Com o corte da vegetação nas últimas décadas, o solo desprotegido e as