boiolas emergentes
Fatores ambientais podem influenciar positiva ou negativamente na qualidade de vida das populações. A saúde pública e consequentemente seus profissionais passam a agir para proporcionar a esses indivíduos melhorias. Percebe-se, portanto, que existem formas de retardar ou melhorar o quadro clínico dessas pessoas, é nesse momento que a saúde pública cria grupos de profissionais, incluindo o Educador Físico, com o objetivo de atender as necessidades territoriais, melhorando ou resolvendo os problemas apresentados pela população.
Sendo assim, buscar-se uma melhor compreensão do conceito de território.
Recentemente, diversas áreas do conhecimento adotaram o território como conceito essencial em suas análises. Todavia, o conceito de território é utilizado por (MANÇANO 2003 p.79) como uma dimensão das relações sociais, enquanto na verdade, o território é multidimensional, socialmente produzido, constituindo-se em uma totalidade. Mesmo assim, muitos estudiosos trabalham com os conceitos de espaço e de território a partir de uma visão unidimensional, muitas vezes importada de outras áreas do conhecimento.
Diante dessas peculiaridades locais, BORRAGINE (2011 p.01) Aponta o PSF como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais no nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, além de trazer muitos e complexos desafios a serem superados para consolidar-se como tal.
Com isso, constata-se que o papel do profissional de educação física é de primordial importância para o Programa de Saúde da Família, uma vez que, por meio de uma grande variedade de ações a ser desenvolvida, a atividade física, por si só, já desempenha um acréscimo à saúde e à qualidade de vida.
Segundo Dias et al (2007) o educador físico, (especialista em movimento humano), neste sentido, é fundamental, pois compete a ele coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar,