Receita para isolar DNA
AULA PRÁTICA – RECEITA CASEIRA PARA ISOLAR O DNA
INTRODUÇÃO Para a análise do DNA de células eucarióticas, a primeira etapa importante é o seu isolamento. O procedimento a seguir é utilizado para extrair grandes quantidades de DNA a partir da cebola ou de outro vegetal. Protocolos similares são usados nas extrações de DNA de outras fontes, como amostras de sangue, tecidos, etc. A extração de DNA de células eucariontes consta fundamentalmente de três etapas: "ruptura (física e química) das membranas celulares para liberação do material genético; "desmembramento dos cromossomos em seus componentes básicos: DNA e proteínas; "separação do DNA dos demais componentes celulares.
OBJETIVOS:
1- Isolar o DNA do tomate através de técnica caseira.
MATERIAL E MÉTODOS O material vegetal será adquirido na feira livre da cidade de Lavras. Será constituído por tomates de tamanho médio, de cor vermelha, levemente amadurecidos.
PROTOCOLO DE EXTRAÇÃO DO DNA:
1- Pegue um tomate de cerca de 200gramas, pique-o como para molho, em pedaços de cerca de 5 mm, ou bata no liquidificador.
2- Em outro recipiente, misture 0,1 litro de detergente de louça, 30 gramas de sal de cozinha e complete com água até formar um litro de solução.
3- Mexa bem.
4- Separe 0,1 litro dessa solução e junte a ela o tomate picado ou batido.
5-Coloque em banho-maria a 60° C por 15 minutos tampado.
6- Em seguida, resfrie rapidamente a mistura colocando o recipiente em uma bacia de gelo; mexa bem até esfriar.
7- Coe a mistura em filtro de papel para café; jogue fora o “bagaço” e coloque o líquido resultante em um tubo de ensaio.
8- Despeje delicadamente etanol gelado a 95% no tubo de ensaio; o DNA sobe para o etanol, no qual não é solúvel, ficando preservado.
OBSERVAÇÃO:
-Anote os resultados do seu grupo e de mais três grupos para poder fazer comparações.
-Responda as perguntas que se seguem. Elas deverão te orientar na hora de fazer a discussão.