Cidades globais e a globalização
Atualmente, as empresas necessitam de um maior controle de estoque e armazenagem de seus materiais, para diminuir os danos e consequentemente os prejuízos causados pela má administração. Com o crescente número de itens com diferentes padrões de demanda e características específicas, a complexidade na administração de materiais aumenta devido à necessidade de controle diferenciado. Através de estratégias e planejamentos adequados para satisfação dos clientes, inovando cada vez mais e organizando a forma de armazenamento dos materiais.
Todos os administradores devem saber quando e quanto manter materiais em estoque nos armazéns.
Diante desse contexto, o objetivo principal deste estudo analisar o gerenciamento de estoque e armazenagem da empresa Lojas Marisa.
Controle de Estoque
O controle de estoque surgiu para suprir uma necessidade das organizações de controlar melhor seu material. Antigamente era controlado manualmente através de fichas de prateleiras ou por fichas de controle,
Inclusive até hoje ainda existem empresas que trabalham com um desses
Sistemas, assim com o desenvolver das informações e tecnologias a era da informática aprimorou o controle de estoque substituindo os antigos, por
Informatizado.
Segundo Viana (2002, p. 361), qualquer que seja o método, é fundamental a plena observância das rotinas em prática a fim de se evitar problemas de controle, com consequências no inventário, que redundam em prejuízos para a empresa.
Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos seja numa indústria ou no comércio. O controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.
O primeiro passo para conseguir um bom controle de estoque é ter um bom e confiável sistema que lhe auxilie na administração de todo o material de forma que ele consiga ainda realizar suas outras funções.
Função do controle de estoque
O