march bloch
CAMPUS DE TRÊS LAGOAS
CURSO DE HISTÓRIA
INTRODUÇÃO À PRÁTICA DE ENSINO E DE PESQUISA EM HISTÓRIA
ANÁLISE TEMÁTICA
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
APRESENTAÇÃO
Marc Bloch foi um renomado historiador francês que se destacou por ser um dos fundadores da Escola dos Annales, juntamente com Lucien Febvre. Buscaram se opor à historiografia positivista que privilegiava a análise política, propondo uma história crítica analítica.
Nascido no dia 6 de julho de 1886, na cidade de Lyon, França, o judeu Marc Léopold Benjamim Bloch era filho do Professor de História Antiga Gustave Bloch.
Em 1939, a guerra tomou conta da Europa e os nazistas invadiram a França. Marc Bloch chegou a militar na resistência francesa, mas foi capturado e torturado pela Gestapo. Morreu fuzilado no dia 16 de junho de 1944.
Foi um dos grandes responsáveis por importantes inovações no pensamento histórico. Defendeu o abandono de sequências pouco úteis de nomes e datas e estimulou uma maior reflexão sobre a relação entre homem, sociedade e tempo na construção da História.
O livro Apologia da história ou o ofício de historiador, não foi finalizado devido à morte do autor. Na introdução do livro o Bloch mostra que um historiador não deve necessariamente seguir seus mestres, mas criticá-los no que achar necessário. Deve mostrar que o progresso dos estudos é feito com a contradição entre as várias gerações de investigadores.
No livro, o autor tenta responder a uma pergunta aparentemente simples e “ingênua”, uma pergunta de criança: para que serve a História? Essa é a grande problematização do livro, escrever tanto para leigos como para acadêmicos.
CAPÍTULO I – A história, os homens e o tempo 1. A escolha do historiador
Neste tópico, Bloch fala sobre os obstáculos existentes na pesquisa histórica, como em não definir cuidadosamente o tema para