ENERGIAS RENOVÁVEIS ENERGIA SOLAR
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
energias renováveis energia solar
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abranger uma técnica pouco conhecida e tão pouca utilizada de energias renováveis, a energia solar, que deslumbra excelentes vantagens e praticidades para o usuário em geral.
Para obtermos com êxito e padronizada a técnica de Energia solar, temos que seguir diversos passos, e tirar o melhor de seu aproveitamento, pois temos algumas tecnologias que podem ser aplicadas.
2. ENERGIA SOLAR
2.1 O QUE É A energia solar consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente), e é considerada também uma das fontes de energias naturais que existem, pois como já podemos imaginar, ela é vinda do sol, melhor dizendo da irradiação solar.
2.2 OBTENÇÃO Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta:
- Direta: A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica. A conversão direta da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores.
- Indireta: Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares. A Energia solar pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico. O