Microgeraçao
Microgeração
Um novo Conceito de Energias
Carlos Mendes Nunes Carlos Simões
Contactos: Eurosauna; José Morais / Raul Fino
Loul EnergiasQuarteira -2008 é Renováveis Energias Renováveis 09 Maio
Energias Renováveis
Conceito de Microgeração
Natureza Energética
Central fotovoltaica Serpa
Se cada “elemento” gerar um pouco todos juntos, geram muito…
Energias Renováveis
Microgeração
É a produção de electricidade ou de calor e electricidade, por intermédio de instalações de pequena potência, designadas unidades de micro-produção. O programa “Renováveis na Hora”, tem por objectivo promover a microprodução de energia eléctrica, utilizando fontes renováveis de energia ou a produção combinada de calor e electricidade.
Como instalar?
Todas as entidades que disponham de um contrato de compra de electricidade em baixa tensão, podem ser produtores de energia eléctrica por intermédio de unidades de microprodução, utilizando recursos renováveis, como energia primária, ou produzindo combinadamente electricidade e calor (Programa Renováveis na Hora ).
Energias Renováveis
Microgeração
Quem pode instalar?
Podem exercer a actividade de instalação de unidades de microprodução empresários em nome individual ou sociedades comerciais com alvará ou título de registo no InCI - Instituto da Construção e do Imobiliário, para execução de instalações de produção de electricidade. Estas entidades deverão estar registadas no SRM - Sistema de Registo de Microprodução.
Condições de venda à rede
Os clientes / produtores têm acesso a dois regimes remuneratórios:
Regime Geral:
O preço de venda de energia à rede pública é igual ao preço de compra: preço por kWh definido pela ERSE - Entidade Reguladora do Sector Energético e aplicável pela EDP Serviço Universal - Comercializador de Último Recurso.
Energias Renováveis
Microgeração
Regime Bonificado:
É aplicável a unidades de microprodução até 3,68 kW que utilizem energias