Energias Renováveis e Radiação Solar
Definição – Conjunto de radiações que o sol emite. Essas radiações são de natureza electromagnética e corpuscular, podem ter intensidades variáveis.
A radiação solar é composta por:
Raios Gama; Raios X; Ultravioleta; Visíveis; Infravermelhos e Ondas Rádio
A constante solar é o total de energia que atinge o limite superior da atmosfera na superfície de 1 cm2, perpendicularmente aos raios solares e durante 1 minuto.
O seu valor médio é de 2 Cal/cm2/mn
A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a terra e a protege, é como uma barreira contra a entrada de corpos estranhos, absorve uma parte significativa dos raios ultravioleta e evita que a radiação terrestre se perca para as altas camadas da atmosfera.
A atmosfera é composta essencialmente por azoto (70%), mas também por oxigénio (21%) e por outros gases (1%) os mais importantes são o hidrogénio, o dióxido de carbono e o vapor de água.
A atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera.
Os valores da radiação solar podem variar devido aos seguintes aspectos:
1. Ângulo de incidência dos raios solares
2. Espessura da atmosfera
3. Duração do dia natural
4. Duração da insolação
A radiação pode ser:
Directa – se atingir directamente a superfície
Difusa – se for desviada em diferentes direcções pelos componentes da atmosfera
Reflectida – se for reflectida pelo solo e pelos objectos circundantes
2. Energias Renováveis e Não Renováveis
2.1 – Fontes Renováveis
Fontes Renováveis: São inesgotáveis ou repostas a curto prazo espontaneamente ou por intervenção humana. São chamadas de ecológicas e desempenham um papel importante do desenvolvimento sustentável.
Características:
Não contribuem para o efeito de estufa; Têm menor impacto negativo causado por outras origens de energia eléctrica; Promovem o desenvolvimento de zonas desfavorecidas, através do investimento e do número de