Cidade piçarras
Matéria: História do Patrimônio Cultural Curso: Arquitetura e Urbanismo Matutino 1ºA
Professor: Itamar
Data: 26/05/2012
Análise do Desenvolvimento da Cidade – Piçarras
A cidade analisada possui legibilidade , pois é um município pequeno e organizado, tendo como principais ruas de acesso avenidas binárias contendo origem e destino bem claros estendendo-se desde o início até o fim da cidade, elas foram moldadas a partir das curvas da orla e suas ramificações dão acesso as demais regiões da cidade.
Localizada ao sul do país a 120 km de Florianópolis sua capital, Piçarras, é cercada ao leste pelo Oceano Atlântico, ao norte por Barra Velha, ao oeste por Luís Alves e Navegantes e ao sul por Penha.Sua divisão com Penha é demarcada com o Rio Piçarras, antigamente conhecido como Parada.
Utilizando-se do ponto de vista de Lynch, o qual não considera um "bairro" como um limite administrativo imposto pelo governo, e sim uma semelhança entre as residências e costumes habitacionais de certas regiões do município.
Em Piçarras, percebe-se essa divisão em três partes, uma seria a área mais litorânea, que por ser um ponto turístico, possui uma infra-estrutura mais completa, com residências mais confortáveis e bastante uso de comércio. Esse estilo é mais encontrado próximo às avenidas principais antes citadas. Mais adentro, temos uma área bem mais residencial, comunitária e nem tão bem estruturada, porém ainda urbana. Após isso, vem a área rural, a qual dedica-se às plantações, principalmente de banana, que caracteriza-se pelo amplo distanciamento entre as casas, na maioria de pouca qualidade, e com quase nada de infra-estrutura.
Como a maioria das cidades beira-mar, a praia é sempre um importante ponto de referência, na qual se desenvolve espaços de usos variados, os quais marcam o município. Acontece o mesmo em Piçarras, que além da praia ainda possui outro