Resenha mentes emocionais e mentes racionais
RESENHA CRÍTICA
MENTES EMOCIONAIS E MENTES RACIONAIS
VIVIANE TAVARES PESSOA
FEIRA DE SANTANA/BA
2012
VIVIANE TAVARES PESSOA
RESENHA CRÍTICA
MENTES EMOCIONAIS E MENTES RACIONAIS
Foi solicitado uma resenha critica do capitulo 20, do livro Cem Bilhões de Neurônios referente a Mentes Emocionais e Mentes Racionais da disciplina de neurofisiologia, no curso de Psicologia sob orientação da professora Menilde Araujo.
FEIRA DE SANTANA – BA
2012
MENTES EMOCIONAIS, MENTES RACIONAIS
REFERÊNCIA: LENT, R. Mentes Emocionais, Mentes Racionais. Cem bilhões de neurônios, Conceitos Fundamentais da Neurociência.
Este capítulo, fala sobre a Emoção e a Razão que são sentimentos que convivemos diariamente, mas não sabemos como definir. Como não temos um conceito formado, foram adotados conceitos operacionais que ajudam a entender estes sentimentos a partir do próprio dia a dia sendo assim, a razão e emoção são operações mentais acompanhadas de uma experiência interior característica, capazes de orientar o comportamento e realizar os ajustes fisiológicos necessários.
Em muitas situações existem momentos em que predomina a razão e em outros a emoção. Na verdade, razão e emoção fazem parte das mais sofisticadas propriedades do cérebro humano, de um lado a razão, que contribui com operações onde o pensamento lógico, o cálculo mental e a resolução de problemas são requeridos; e o emocional com o medo, a agressividade e o prazer. Entre esses extremos, uma infinidade de possibilidades, o comportamento socialmente determinado, a tomada de decisões, o planejamento de ações futuras, dentre outros. Esse contínuo infinito é chamado de mente.
A emoção é uma experiência subjetiva que conjuntamente com manifestações fisiológicas formam expressões exteriores percebidas. Este processo da experiência emocional permite que ela seja analisada mais facilmente com os métodos da Neurociência, visto que os componentes subjetivos de uma emoção não