Pitagoras
A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia[->13] ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa[->14] soube que a criança seria um ser excepcional.
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica[->15]. Teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia[->16] [1].
Índice[esconder] · 1 Biografia 2 A escola de Pitágoras 3 Principais descobertas · 3.1 Números figurados 3.2 Números perfeitos 3.3 Teorema de Pitágoras· 4 Reitor da primeira universidade 5 Importância para o Direito 6 Bibliografia 7 Referências 8 Ligações externas|
Biografia
Da vida de Pitágoras quase nada pode ser afirmado com certeza, já que ele foi objeto de uma série de relatos tardios e fantasiosos, como os referentes a viagens e contatos com as culturas orientais. Parece certo, contudo, que o filósofo tenha nascido em 570 a.C.[->17] na cidade de Samos[->18].
Fundou uma escola mística[->19] e filosófica em Crotona[->20] (colônias gregas na península itálica[->21]), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental[->22] sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Acredita-se que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega Theano[->23], que foi sua aluna. Supõe-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.
[->24][->25]
[->26][->27]Pitágoras cunhado em moeda.
Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos