Cidade Jardim
&
Urbanismo
Modernista
UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Evolução Urbana
Profa. Doris Maria Machado de Bittencourt
Palácio de Cristal
Robert Owen
No último quartel do século XIX, o progresso econômico é rápido. Em período anterior os homens tinham uma concepção estática sobre a sociedade. Estavam fadados a permanecer na posição estática que lhes for a dada pelo nascimento. No início do século XIX a situação dos trabalhadores era precária. O sistema era de exploração do trabalhador pelos empregador. Baixos slários, muitas horas de trabalho, insalubridade, falta de atendimento de saúde, falta de segurança.
Rober Owen ( 1771-1858), um socialista utópico, introduz inovações em sua fábrica de tecidos. Propõe a necessidade de transformar a sociedade através de reformas.
Robert Owen
Propõe a Cidade da Harmonia (New Harmony), com 1200 habitantes, ligada à indústria e com 1200 acres destinados à produção agrícola. A parte central era destinada à habitações , serviços comunitários e administração, e mantinha-se próxima à natureza. Era uma cpmunidade auto-suficiente. Charles Fourier
O Falanstério de Fourier era uma palácio social que abrigava
1600 pessoas. Tinha dormitórios, refeitório e biblioteca. Nas alas junto ao pátio central tinha igreja, bolsa de valores, teatro, torre de controle e telégrafo. Ao redor tinha 400 hectares de terra destinada ao cultivo e pastagens.
Jean-Baptiste Godin
( 1817-1879)
• Familistério de Godin em Guise é a concretização de suas ideias socialistas Colocou seu palácio social junto à fábrica. Aboliu o sistema comunal. Instalou as famílias em três edifícios para habitação, atendidas por serviço coletivo. Deu atenção à educação, da creche aos futuros trabalhadores.
• O surgimento da ferrovia, na metade do século as leis sanitárias mudas as cidades e incentivam o planejamento urbano.
Hebenezer Howard
No final