Cidade Jardim
O objetivo deste trabalho é estudar a forma como foi idealizada e projetada o conceito de Cidade Jardim por Ebenezer Howard. A metodologia utilizada foi do tipo descritivo e exploratório, utilizamos também imagens para um entendimento com maior clareza. As cidades do século XX, eram precárias pois não tinham um plano cidade concebido, eram sufocadas, superlotadas e insalubres, Howard vendo isso, escreve um livro To-morrow, onde explora suas idéias para melhorias nessas cidades.
Palavras-Chave
Cidade, população, campo,acesso, melhorias.
Ebenezer Howard e a Cidade Jardim
O Conceito de Cidade Jardim foi instituído por Ebenezer Howard em 1898, em seu livro To-morrow, onde apresentou suas ideias para melhorar as condições precárias das cidades liberais da época, sufocadas, superlotadas e insalubres.
Essa superlotação deu-se a partir da revolução industrial com a migração da população do campo para as cidades, em busca de novas oportunidades.
Para Ebenezer o campo e a cidade possuem suas características distintas e um complementa o outro em suas deficiências. Assim sugeriu a proposta de criação da cidade jardim na tentativa de combater os problemas sociais e ambientais, como o inchaço urbano desordenado e o crescimento populacional.
A solução do problema seria unir o campo e a cidade, atraídas como imãs, as duas unem-se formado uma terceira alternativa de vida a Cidade-campo, além das vidas urbana e rural, aproveitando o que há de melhor em cada uma delas.
O planejamento urbano da cidade jardim baseia-se em uma gleba de 2.400 hectares, sendo desses, 2.000 hectares para o campo e 400 hectares para a cidade, destinado a uma população urbana estimada em 30.000 habitantes e a rural em 2.000 habitantes.
Acidade possui estrutura radial, sendo composta por 6 bulevares, que cruzam desde o centro até a periferia, dividindo-se em 6 partes iguais. No centro previsto uma área de 2,2 hectares com um