Cidade jardim
A implantação urbana foi executada pelos arquitetos:
Raymond Unwin e Barry Parker.
Nota: Unwin(1863-1940) recebeu influência das idéias de William Morris .E demonstra seu interesse no inter-relacionamento entre os espaços urbanos e rurais com forte atração pelas comunidades rurais.Em sua obra The Art of building a home(1901),juntamente com Parker(1867-1947),nota-se as idéias de Howard.
O planejamento é proposto pelo desenho informal das ruas, as casas formando blocos isolados entre si, e também o sistema de ruas secundárias de acesso em “cul de sac”. O espaço aberto verde se estende aos espaços públicos, parque das cidades e ao seu cinturão agrícola. Houve cuidados especiais na realização do paisagismo. Ainda, a arquitetura é observada com um traçado simples e claro distanciando-se de configurações geométricas rigorosas de tradição clássico-renascentista.
A primeira cidade jardim foi projetada em 1903 com o objetivo principal de melhorar condições na moradia e no ambiente do operário, se torna auto-suficiente em termos de indústria e terras agrícolas.
Possui um sistema de arrendamento de terra para haver controle sobre a propriedade, mantendo o caráter e a infra-estrutura coletiva de lazer da cidade.
Foram estabelecidos arrendamentos com prazo de 999anos com valor fixo, no caso de indústrias, outros tinham prazos de 99 ou mesmo 999anos renováveis a cada 99 anos.
Assim, Howard mostra a possibilidade de se alojar a baixo custo.
Em 1913 era habitada por 8500 habitantes, chegando a 26000 no ano de 1962.
O sistema de arrendamento de terra torna o valor das atividades sociais em conjunto, não possibilita o recebimento do beneficio apenas como indivíduos privados. Além do controle da propriedade ser mais fácil, o que mantém o caráter e a infra-estrutura coletiva de lazer da cidade.
Analisando o plano de Letchworth o terreno é cortado no sentido leste-oeste, por ferrovia que liga Londres a Cambridge.