Teoria da contabilidade
A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio da empresa, e este é formado por todos os bens, direitos e obrigações que à ela pertencem. Com esses dados atualizados chega-se ao principal objetivo da contabilidade que é fazer uma analise detalhada da situação econômica, financeira, física, social e produtiva da empresa,e que através destas se possa avaliar naquele momento a possibilidade de novos investimentos ou a redução de alguns gastos. Essa analise é feita através de relatórios que estão sempre em concordância com os princípios contábeis. Então, podemos dizer que a Contabilidade é de extrema importância para auxiliar os usuários à definirem a decisão mais adequada para a empresa.
Na Contabilidade, os usuários podem ser considerados como internos, ou seja, que fazem parte da empresa(os funcionários), e externos que são os fornecedores, investidores entre outros, mas cada um deles tem uma necessidade especifica, sendo uma delas à necessidade de informações concretas para que possam tomar suas decisões. Abaixo estão descritos os principais usuários e suas necessidades.
Os Investidores- através das informações eles analisam a situação financeira da empresa, para avaliar a possibilidade de novos investimentos.
Os Empregados- analisam as informações sobre o crescimento e desenvolvimento da empresa, pois almeja uma participação os lucros, reajustes salariais entre outros benefícios.
Os Credores por credito- buscam informações para autorizar a liberação de credito à empresa que tem condições de efetuar seus pagamentos em dia.
Os Fornecedores e credores comerciais- através das informações avaliam se a empresa esta cumprindo com suas obrigações, ou seja, realizando os pagamentos.
O Governo e suas agencias- a partir das informações fiscalizam as empresas para eliminar irregularidades, regularizar impostos e verificar qual o destino dos recursos da empresa.
Os Clientes- através das informações buscam que a empresa continue ativa e