Cidade de Detroit
(Détroit em francês significa "estreito")
Durante o século XIX desenvolveu-se graças ao seu porto e no século XX tornou-se o maior centro mundial da indústria automobilística. Da década de 1950 até os dias atuais, muitos habitantes (a maioria brancos) moveram-se de Detroit para subúrbios, fazendo com que a população da cidade diminuísse gradualmente desde então, e a percentagem da população afro-descendente da cidade subisse consideravelmente.
Na década de 1970, Detroit entrou em uma recessão econômica, por causa da crescente concorrência de companhias japonesas produtoras de automóveis, fazendo com que a indústria automobilística norte-americana entrasse em dificuldades, atingindo especialmente Detroit e sua região metropolitana, por esta ser sede das principais companhias automobilísticas norte-americanas.
Em 18 de julho de 2013 a cidade declarou bancarrota, tornando-se a maior cidade dos Estados Unidos a declarar bancarrota. O valor da dívida, adianta por seu lado o New York Times, não é consensual, variando as estimativas "entre os 18 bilhões e os 20 bilhões de dólares". Isto dá entre 13.700 milhões a 15.200 milhões de euros, segundo a actual taxa de câmbio. A Reuters cita estimativas de 18.500 milhões de dólares.
1ª img : Vista geral do centro comercial de Detroit
DETROIT - A cidade de Detroit apresentou nesta sexta-feira uma proposta para reduzir os US$ 18 bilhões em débitos e sair da supervisão judicial da corte de falências americana. Esta pode ser a fase mais contenciosa da maior falência municipal do país. Segundo o planejamento, os detentores de títulos da cidade receberiam 20% dos valores a que têm direito. A proposta foi protocolada na Corte de Falências de Detroit.
Além dos descontos nos 'bonds' (títulos da dívida local), a cidade pagaria a pociliais e bombeiros aposentados 90% das pensões, e o restante dos servidores receberia dois terços. Os