Cidadania
Podemos desde já inferir que ser cidadão implica o exercício de direitos e deveres e, mais do que isso, uma negociação entre direitos e deveres de modo a que sempre prevaleça o bem comum. As Leis representam a construção de normas e regras sociais para que os cidadãos possam viver mais agradável e produtivamente uns com os outros. Temos umreferencial normativo que rege, a nívelmundial, as nossas práticas de cidadania. É a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção dos Direitos da Criança. (p.110)
A escola é fundamental, um meio de educação para a cidadania, eles proporcionam cultura tanto para compreensões e diferenças, como para responsábilidades pessoal e comunitárias. A escola é um meio para que crianças, jovens se desenvolve, criam suas proprias vidas, para isso é muito importante passar uma educação com responsábilidade e compromisso. (p.111)
A familia é o centro de tudo, um lugar onde a criança recebe afeto, segurança e principalmente educação para lidar com a cidadania. A familia ajuda a criança a Lidar seu carater, por isso tem uma responsábilidade muito grande de educação. A familia tem que participar da vida de sua crianças e jovens, tem que ser solidária. Mas essa não é uma realidade que encontramos em muitas familia, muitas são as familias burocrátas, isoladas, fechadas onde não existe espaço para a cidadania. (p.112)
O jardim-de-infância, enquanto organização social