Politica e planejamento
O aceleramento da economia fez com que o endividamento de diversos setores aumentasse a ponto de ser impossível a quitação de dívidas.
Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, mostram que após a privatização de algumas empresas seus resultados financeiros e operacionais melhoraram significativamente, sem a diminuição do quadro funcional, outras pelo contrário aumentaram o número de funcionários com a contratação de empregados diretos e indiretos.
No caso de margem líquida, posso citar a Cia Siderúrgica de Tubarão que apresentava margem negativa de 11,3% e passou a ter margem positiva de 15,5% após ser privatizada; desde sua privatização acumula investimentos superiores a U$ 2 bilhões em atualizações tecnológicas, aumento de produção e enobrecimento de seus produtos, também registrou alterações acionárias aumentando o retorno sobre os ativos da companhia.
Minha opinião em relação a essa estratégia é de que as empresas tornaram-se mais eficientes e lucrativas e de contra partida o governo transferia para o setor privado as responsabilidades para novos investimentos e com os recursos arrecadados aliviava a dívida do setor público. 2. O Brasil é reconhecido internacionalmente por processos de Orçamento Participativo para elaboração da Lei Orçamentária Anual. Na teoria, as metodologias de Planejamento Público Local são muito semelhantes às de Orçamento Participativo. Mas, na prática, os resultados podem ser bem diferentes. Faça uma pesquisa na internet, identifique cidades que realizam o Orçamento Participativo no Brasil e comente sobre os