cidadania
O que é cidadania? A palavra cidadania representa a arcabouço dos direitos, deveres e liberdades dos cidadãos, relacionados a fatores políticos, sociais e econômicos estabelecidos pela legislação ou pelo uso e aceitação coletiva que da ao individuo a condição de participar da vida social e do governo de seu povo. Por cidadão entende-se o individuo que possui a capacidade de gozar de seus direitos civis e políticos, bem como de desempenhar seus deveres e cumprir suas responsabilidades para com o Estado. Segundo José Afonso da Silva, “Cidadão, no direito brasileiro, é o individuo que seja titular dos direitos políticos de voltar e ser votado e suas conseqüências”.
Participação política
O conceito de participação política tem seu significado fortemente vinculado à conquista dos direitos de cidadania. Em particular, à extensão dos direitos políticosaos cidadãos adultos. Sob essa perspectiva os estudos de Giacomo Sani (citado em Bobbio - "Dicionário de Política") definem três níveis básicos de participação política.
O primeiro nível de participação pode ser denominado de presença. Trata-se da forma menos intensa de participação, pois engloba comportamentos tipicamente passivos, como, por exemplo, a participação em reuniões, ou meramente receptivos, como a exposição a mensagens e propagandas políticas.
O segundo nível de participação pode ser designado de ativação. Está relacionada com atividades voluntárias que os indivíduos desenvolvem dentro ou fora de uma organização política, podendo abranger participação em campanhas eleitorais, propaganda e militância partidária, além de participação em manifestações públicas.
O terceiro nível de participação política será representado pelo termo decisão. Trata-se da situação em que o indivíduo contribui direta ou indiretamente para uma decisão política, elegendo um representante político (delegação de poderes) ou se candidatando a um cargo governamental