Cidadania
Durante a Campanha praticam a viuvez em poleiros, com machos e fêmeas. O casal encontra-se no regresso dos concursos e o tempo que estão juntos depende da dificuldade da prova e do adiantado da Campanha. Os pombos podem ser jogados num ou outro concurso, mas segundo João Pedro, o columbófilo tem que perceber se tais pombos estão preparados para isso e se têm estofo de campeões.
À chegada, os atletas recebem depurativa em quantidade suficiente, à noite recebem ração sport à descrição humedecida com elixir mais um produto regulador da flora intestinal. Na água, administram um produto purificante (sangue e garganta). Se o concurso tiver sido demasiado duro, colocam à disposição dos pombos um produto rico em glucose. Este processo será suficiente para recuperar os pombos física e mentalmente, disse João Pedro.
Procedimentos durante a Campanha
2ª feira - Preventivo que varia entre tricomonas (imidazol), coccidiose (sulfadimidina), vermes e vias respiratórias, acompanhado de um chá de casca de salgueiro ou outro semelhante, ao qual adicionam um alho ou uma cebola. A ração é depurativa. Os pombos podem voar algum tempo para recuperação e descompressão dos músculos (treino pós-prova).
3ª feira - Produto hepático e um produto à base de ervas para purificar e estimular a vitalidade e o apetite pelo vôo. Os pombos voam 30 minutos de manhã e 35-40m à tarde.
4ª feira - O melhor suplemento é um treino de linha recta de 30 a 40 Kms, acompanhado de um produto à base de carnitina.
5ª feira - Suplemento alimentar e um produto à base de ervas que actua no sangue e nas vias respiratórias. Os pombos voam 50 a 60 minutos (bi-diário).
6ª feira - Dia para um elixir e um produto que estimula a vitalidade. Voam 50 a 60 minutos (bi-diário).
Sábado - Dia de encestamento. Os pombos não devem precisar de mais nada em especial, apenas umas gotas. Nessa altura tentam perceber em que estado de forma se encontram os atletas.
À chegada - recebem depurativa. À