Cidadania
Direito Civil
O direito civil é o principal ramo do direito privado, trata-se do conjunto de normas (regras e princípios). O direito civil é o direito do dia a dia das pessoas em suas relações privadas cotidianas. As demais vertentes do direito privado, como o direito do trabalho, o direito comercial e o direito do consumidor encontram sua origem no direito civil. A principal norma objetiva do direito civil é o Código Civil (Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002) que é dividido em 2 partes: a parte geral e a parte especial. Exemplo de um direito Civil: Um pastor quer colocar uma igreja, o governo federal ou municipal tem que dar permissão, porque está em seu direito do pastor, o governo não pode vedar.
Direito Político
O Direito Político é um ramo do Direito Público que tem por objeto a organização política de um Estado, bem como o complexo funcionamento de seus órgãos. Similar ao Direito Constitucional que designa também o direito inerente à pessoa em relação ao Estado, isto é, o conjunto de direitos peculiares ao cidadão: o direito de voto, de ser votado, de exercer cargo público, etc. O mesmo que o Direito de Cidadania, o direito político estuda o direito do exercício da cidadania.
Direitos Sociais
Os direitos sociais consistem no direito do homem, no direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações econômicas, políticas e culturais, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à