cidadania
Sérgio Buarque de Holanda utilizava do conceito de “homem cordial”, destacando a importância da herança da cultura lusitana deixada pela colonização do Brasil, apesar de muitos críticos acreditarem que essa adjetivação de homem brasileiro cordial dado pro Sérgio Buarque se trata de uma teoria geneticista e para esses críticos sendo uma característica nata da chamada “raça brasileira”, Sérgio de Holanda destrinchou as causas.
2. O que é cidadania para Damatta?
Roberto DaMatta diz que a cidadania é historicamente localizada e socialmente construída, utiliza de premissas iluministas como a igualdade e liberdade somados com ideais da revolução francesa e da independência norte-americana. Na cidadania defendida por DaMatta, sua concepção se dá com o foco sendo o indivíduo e o caráter sendo universal e nivelador.
3. Como filme "Quanto vale ou é por quilo?" Como podemos discutir Damatta ou José Murilo de Carvalho?
O filme “Quanto vale ou é por quilo?” é um drama nacional de 2005 dirigido por Sérgio Bianchi. A partir de uma analogia entre o conto “O pai contra a mãe” de Machado de Assis, publicado em 1906 em Relíquias da Casa Velha, e a situação dos marginalizados e excluídos no Brasil contemporâneo, Sérgio Bianchi interpreta o Brasil ao denunciar a permanência de certas situações de desigualdades, econômicas e sociais, no país. O paralelo entre o Brasil escravagista, retratado no conto de Machado de Assis, e as práticas da violência social do Brasil contemporâneo são sublinhadas, na película, através das crônicas de Nireu Cavalcanti, que relatam situações reais do século XVIII e XIX, extraídas do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.