cidadania
SÃO PAULO
Março/2014
Cidadania e participação política
A palavra “Participação política” tem varias intepertações. Se considerarmos pelos ocidentais que colidirão os regimes democráticos, esse conceito pode ser bem amplo.
A participação política tem varias variedades como votar, se candidatar a algum cargo letivo, apoia um candidato ou agremiação política que contribuir financeiramente para um partido político como: participam de reuniões, manifestações ou comícios públicos.
O conceito de participação política tem seu significado forte com a conquista dos direitos de cidadania. Em partícula á extensão dos direitos políticos aos cidadãos adultos. Sob os estudos de Giacomo Sani que define três níveis de participações políticas.
O primeiro nível pode ser denominado de presença. Que trata se da forma menos intensa de participação, pois reúne comportamentos tipicamente passivos, como por exemplo, a participação em reuniões, com mensagens e propagandas políticas.
O segundo nível pode ser designado de ativação. Que são atividades voluntárias que são desenvolvidas dentro ou fora das organizações políticas, podendo atingir a campanhas eleitorais, alem de participações e manifestações políticas.
O terceiro nível de participação política será representado pelo termo de decisão. Que quando um individuo contribui direta ou indiretamente pra uma decisão política,elegendo um representante político.
Tomando base sociedades contemporâneas que consolidaram regimes democráticos representativos (países da Europa Ocidental, America do Norte e Japão), o ideal democrático que teve essa sociedade supõe cidadãos tendentes a uma participação política cada vez maior. Contudo as pesquisas revelam na área apontam que não há relação entre os três níveis de participação política considerado anteriormente, que a participação política envolve só uma parcela mínima dos cidadãos.
A forma mais comum de participação