Relatório da situação da água no Brasil
Uma das maiores preocupações e maior desafio que enfrentamos hoje é aliar desenvolvimento e preservação ambiental. Como em uma sociedade que cresce em números alarmantes de população e lixo, teremos espaço para a natureza sobreviver? Quais as consequencias desse crescimento devastador?
Inserido neste contexto temos a questão que mais nos preocupa: a água. Fonte de vida, base para todo tipo de sobrevivencia, e finita. A água é hoje algo excasso e mau utilizado. Para piorar a situação, de toda a água do planeta, apenas 3% é potavel, o restante é agua salgada. Para se ter noção disso, basta fazer a comparação, é como se toda a agua do planeta fosse uma garrafa PET de 2Lt, e a agua potavel sua tampinha.
É muito pouco se comparado ao consumo total do planeta. Na tabela baixo, encontram-se alguns dados sobre a água existente no planeta.
Local Volume (km3) Percentual do total (%)
Oceanos 1.370.000 97,61
Calotas polares e geleiras 29.000 2,08
Água subterrânea 4.000 0,29
Água doce de lagos 125 0,009
Água salgada de lagos 104 0,008
Água misturada no solo 67 0,005
Rios 1,2 0,00009
Vapor d’água na atmosfera 14 0,0009
Fonte: R.G. Wetzel, 1983.
Um recursos extremamente necessário, pouco abundante (no que diz respeito a água que utilizamos), e que ainda por cima é poluído, destruído e mau cuidado. Para se ter uma ideia, dos cinco rios mais poluídos do mundo, dois se encontram no brasil*.
O descarte incorreto de resíduos industriais e residenciais é uma das principais fontes de contaminação de rios e mananciais, no Brasil e no mundo. De acordo com o Diário de São Paulo, 63,72% dos dejetos são jogados sem tratamento nos rios e córregos nos cem maiores municípios do país, isso corresponde a 8 bilhoes de litros de esgoto por dia.
O problema é que além de tornar as aguas do rio improprias para consumo, o esgoto acaba por extinguir a maioria das formas de vida daquele ecossistema e daqueles que dele dependem, causando assim uma reação em cadeia, e por fim o