Cidadania
Ambiente e
Saúde
Índice
INTRODUÇÃO 2
Ambiente e saúde 5
Saúde Individual 5
Saúde Pública 10
Questões Ambientais Actuais 18
Desenvolvimento sustentável I 24
Desenvolvimento sustentável II 29
CONCLUSÃO 37
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 38
INTRODUÇÃO
O Quarto volume deste manual destina-se à temática do Ambiente e da Saúde.
A protecção do ambiente e da saúde constitui um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna, sendo cada vez mais assumido o compromisso de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.
De acordo com os resultados do inquérito Eurobarómetro de 2007, questionados os cidadãos europeus no sentido de avaliarem em que medida os factores ambientais afectariam a sua saúde, estes entenderam ser os químicos (64%), a qualidade dos alimentos (59%), o ar exterior (51%) e a qualidade da água para consumo (50%) aqueles que, e na sua percepção, de forma mais significativa afectariam a saúde.
Reconhecida que é a necessidade de melhoria ambiental associada a um incremento da qualidade de vida e à redução de doenças (morbilidade) e mortes (mortalidade) atribuídas a factores ambientais, torna-se indispensável aprofundar o conhecimento da relação de causalidade entre estes factores e os efeitos na saúde.
No estudo desta relação importa contemplar o tempo, a frequência e a intensidade da exposição, bem como as características dos indivíduos, não devendo ser esquecida a sinergia entre os diferentes poluentes no ambiente e no organismo. A exposição a um conjunto complexo de factores de risco, ainda que por um período de tempo reduzido, pode ter consequências no estado de saúde das populações.
Um ambiente limpo é essencial para a saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, as interacções entre a saúde humana e o ambiente são muito complexas e difíceis de avaliar, o que torna a utilização do