Cidadania
Observa-se que a cidadania tem ampliado seu significado, passando a englobar um conjunto de valores sociais universais, renovando assim os direitos políticos. Como o direito a vida, ao alimento, trabalho, educação, moradia, cultura, lazer, esporte, etc. A sociedade civil das cidades-estados ultrapassa fronteiras em direção a Estados supranacionais. E a migração de cidadãos entre países estimula o debate mais aprofundado sobre a cidadania universal.
Entretanto, a cidadania universal, não é só marcada por conquistas sociais. No decorrer da idade contemporânea, alguns episódios demonstram quão longe a sociedade global está de uma cidadania universal inclusiva. Pois, ainda existe, no mundo e no Brasil, o preconceito, a apologia ao racismo, fascismo, a fome e miséria de povos excluídos da cidadania.
Para encerrar esta breve discussão, do re-significado da cidadania neste início de século, vale comentar que: a busca da cidadania seja ela, universal, participativa, solidária, e inclusiva, não pode ser entendida como um modelo pronto e acabado. A busca da cidadania universal é uma utopia desejável permanente, que deve ser buscada e compreendida por seus povos, respeitando as diferentes culturas e, a natureza do seu meio ambiente.