cidadania
Artigo: http://queconceito.com.br/cidadania-2#ixzz2qTcKgaJ0O termo cidadania, para fazer alusão a esta participação comunitária, deve seu uso a circunstâncias históricas que nos remontam à civilização grega. Nessa época, a organização política estava centralizada em cada cidade, que formava um verdadeiro estado. É particularmente famoso o exemplo de Atenas, que se consistiu no primeiro caso de exercício da democracia. Nestas cidades só se consideravam cidadãos aos homens, na medida em que só estes podiam tomar as armas para proteger a cidade ante potenciais ataques externos. Esta concepção da cidadania foi adotada e desenvolvida pelo Império Romano.
Na atualidade, a condição de cidadão é obtida a partir de um determinado momento da vida humana em que se identifica com a maioridade, circunstância em que se considera que uma pessoa pode enfrentar com suficiente critério e capacidade as obrigações e direitos que lhe é deparado na convivência em comunidade.
Artigo: http://queconceito.com.br/cidadania-2#ixzz2qTcNJf39Para o momento em que se produz este acontecimento de integração cidadã, são necessárias uma série de conhecimentos básicos sobre o comportamento da sociedade e sua organização política. É por isso que durante o processo educativo que forma cada indivíduo e que é obrigatório, estão incluídos conteúdos obrigatórios sobre participação cidadã. Nestes se dá conta dos direitos e obrigações que o educando obterá ao chegar à idade correspondente.
Mais uma leitura:
Com o desenrolar da história da humanidade, tornou-se muito comum confundir-se o conceito de cidadania com as virtudes dos direitos humanos. A cidadania não é um termo que tem definição estática e se desenvolve com o passar do tempo. Tem