ola tudo
Introdução
No âmbito da disciplina de Física e Química foi nos proposto realizar um trabalho cujo tema é combustíveis fosseis, e por isso neste trabalho irei abordar o que são hidrocarbonetos, os diferentes tipos que o constituem e concluo o trabalho sobre os combustíveis fosseis.
Os hidrocarbonetos são compostos químicos constituídos por átomos de carbono (C) e de hidrogénio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigénio (O) azoto (N) e enxofre (S). Todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade em comum, que “ardem” isto significa que oxidam-se facilmente, libertando calor, por isso é que os hidrocarbonetos são combustíveis.
São o grupo de compostos orgânico mais extenso e divide-se em hidrocarbonetos alifáticos, que apresentam os átomos de carbono dispostos em cadeia, hidrocarbonetos cíclicos, que apresentam estruturas em cadeias fechadas formando anéis, e hidrocarbonetos aromáticos, cuja estrutura, também cíclica, é derivada do benzeno.
Mas quanto à diversidade dos hidrocarbonetos e às ligações entre os átomos de carbono, estes classificam-se em saturados e insaturados.
Os hidrocarbonetos de baixo peso molecular são gases. À medida que aumenta o número de átomos de carbono, passam a líquidos cada vez mais viscosos, até chegar aos hidrocarbonetos sólidos.
Os hidrocarbonetos encontram-se no gás dos pântanos, gás natural, petróleo e asfalto. Também fazem parte dos seres vivos.
Com esta imagem apercebemo-nos que atualmente os hidrocarbonetos são a fonte de energia mais importante e indispensável para as necessidades e o desenvolvimento de cada país.
Desenvolvimento
Hidrocarbonetos saturados e insaturados
Um hidrocarboneto diz-se saturado se os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações covalentes simples e, por isso cada átomo de carbono faz as quatro ligações que lhe são permitidas. Estes hidrocarbonetos, também são conhecidos por alcanos, e entram na constituição do petróleo e do gás