cidadania
O que é a cidadania?
A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e acção que se pensa.
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A educação para a cidadania constitui uma garantia da democracia e só se exerce em contextos experienciais democráticos. Têm, por isso, graves responsabilidades os sistemas educativos, os quais devem desenvolver nas novas gerações os saberes e as práticas duma cidadania activa. É assim urgente que as sociedades, sentindo a consciência desta responsabilidade, se empenhem e se preocupem com a educação para a cidadania.
Todas são convergentes nas razões dos objectivos e nas orientações para que apelam: o desenvolvimento humano; a participação democrática e a coesão social. É partilhada por todos a convicção de que o exercício da cidadania é sustentado por um corpo de valores e de virtudes aceitáveis universalmente: a justiça, a verdade, a coragem e a liberdade, isto é, aquilo que antes se dizia ser a procura do Bem, constituindo assim o perfil para a formação do cidadão democrático: o respeito de si mesmo, do outro, do diferente; do bem comum; o sentido da responsabilidade pessoal e colectiva, cujo fundamento se encontra bem expresso no código de direitos e deveres dos cidadãos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Nesta área não são apenas importantes os aspectos cognitivos, mas também o aspecto afectivo, que se reconhecem fundamentais na formação pessoal para a autonomia moral e a autoridade, o conhecimento e o juízo crítico, a empatia e a comunicação, assim como a formação social para a escolha e a decisão, a cooperação, a intervenção e o compromisso, que em complementaridade constituem os quatro pilares da