dimensionamento ar condicionado
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia Civil
DIMENSIONAMENTO DE CONDICIONADORES DE AR PARA RESIDÊNCIA EM ALVENARIA
Prof. Dr. Samuel de Souza
Cascavel
2013
Conteúdo
Introdução
Com finalidade de extrair o calor de uma fonte quente transferindo-o para uma fonte fria os aparelhos de ar condicionado utilizam um sistema evaporador e condensador. Os aparelhos condicionadores de dar são compostos por um filtro, no qual passa o ar antes de ir para o evaporador, o que permite eliminar umidade e impurezas e por um ventilador elétrico, para forçar a passagem do ar. Também apresentam um grupo refrigerador, constituído por compressor, evaporador e condensador, e um termostato que tem por finalidade manter o ambiente à temperatura desejada, interrompendo somente o funcionamento do compressor, deixando o ventilador funcionando como circulador e renovador do ar.
Todos os aparelhos são munidos de dispositivos para efetuar as seguintes operações: circulação somente de ar, geralmente em duas velocidades; resfriamento normal por circulação de ar, funcionando simultaneamente com o compressor, mantendo-se o ar em baixa velocidade e resfriamento máximo, com compressor e ventilador funcionando simultaneamente, porém o volume de ar do ventilador em velocidade máxima.
Os condicionadores de ar podem ser divididos em 3 categorias: condicionador de ar tipo residencial, que não permite refrigerar mais de um ambiente; sistema compacto para refrigeração de dois a três locais, mediante a colocação de dutos e sistema comercial, com capacidade de refrigeração muito elevada, entre 50.000 a 90.000 BTU. Conforme o tipo de ambiente que será climatizado, existem diferentes capacidades de aparelhos. Para dimensionamento adequado do ar condicionado deve-se levar em conta vários fatores, tais como o tamanho do ambiente, altura do pé-direito, quantidade de portas e janelas, intensidade de raios