Cidadania
Vida
O conceito da palabra vida parece muito simples. Podemos dizer que é o periodo de tempo que vai desde o nascimento até a morte de um ser vivo seja do mundo animal, vegetal ou qualquer outro que apresente estruturas de condições de existência como as bactérias, os fungos etc. De uma forma mais empírica podemos relacionar o conceito com a biologia e defini-la como a capacidade que possuem os seres vivos para desenvolver-se, reproduzir-se e manter-se em um determinado meio ambiente, ou ainda ao longo dos anos, evoluir. De todos modos o conceito de vida não pode ser tomado como uma verdade absoluta: Condição essencial dos seres vivos, estado intermediario entre nascimento e morte, momento de transição….. Cada uma das formas de entender a vida apresenta suas razões particulares. Mas para utilizar a definição de forma mais genérica usemos o conceito da biologia e definamos a vida como a capacidade das estruturas moleculares de estabelecer material necessário para sobreviver em um ambiente que apresente condições favorávéis à existência.
Artigo: http://queconceito.com.br/vida#ixzz2c2qKg9oS 10:39
Artigo: http://queconceito.com.br/vida#ixzz2c2qDLXN2 10:39
Cidade
Conceituar o que é uma cidade é, sem dúvida, uma tarefa bastante complicada. Ao se consultar a bibliografia pode-se notar que os próprios autores sentem, inclusive, a mesma dificuldade de formular um conceito básico. Cada um tem sua visão de cidade, e o que nos propomos a fazer é analisar cada ponto de vista, comentá-los e promover uma interação discursiva entre eles.
Adentrando um pouco no conceito de cidade, SOUZA (2008) afirma que as cidades representam a mais profunda e radical intervenção humana sobre o ambiente. Nessa perspectiva SPOSITO (2004) assegura que no neolítico já havia se realizado a primeira condição para o surgimento das cidades, qual seja a fixação do homem na terra, através do desenvolvimento da agricultura e da criação dos animais.
Ou seja, as primeiras