Cidadania
CIDADANIA- refere- se ao comportamento social que seja comum a todas as pessoas que esteja de acordo com as heranças antropológicas gerais, que atenda as necessidades comuns com harmônica troca de valores e convivência saudável, cidadania é conhecer os direitos e deveres e saber exercê-los é respeitar os direitos alheios resultando assim numa complexa integração social. É através da cidadania que possibilita o cidadão no desenvolvimento de seu país, está intrinsecamente ligada à democracia e a igualdade nos âmbitos sociais, políticos, econômicos, filosóficos e religiosos, enfim, juridicamente falando, co relação entre o cidadão e o Estado. José Murilo de Carvalho, No livro O Mapa da Viagem – Cidadania no Brasil conceitua, o fenômeno da cidadania é complexo e historicamente definido, o Poder está nas mãos não da minoria mais de todo o povo, todos são iguais perante a lei.
CONTEXTO HISTÓRICO – CIDADANIA NO BRASIL – A palavra Cidadania se origina na Grécia antiga em Atenas, cidade aonde nasceu à democracia, no período clássico onde os aristocratas da época, ou seja, a classe dominante os grandes detentores do Poder, pessoas que tinham tempo disponível para exercer e participar dos acontecimentos, sendo que as mulheres, os trabalhadores em si e os guerreiros, estavam fora do processo. Embora no Brasil ainda não se trate o termo ‘‘cidadania’’ como tal, podemos traçar um breve paralelo sobre seu desenvolvimento através de fatos históricos, acontecimentos que o precederam.
1 –Iinconfidência Mineira – ato heróico, e passo importante para despertar a sociedade em geral dos direitos e o exercício de cidadania. Tiradentes, o pai da Inconfidência Mineira, lutou bravamente pela liberdade de toda uma nação, embora buscando os seus direitos de cidadão fora enforcado e esquartejado, ainda nessa época ele “lutara” sozinho, a sociedade em geral ficou as margens.
2 - Em 1889, o então primeiro Presidente da República eleito através do