Ferromagnetismo
Os principais materiais ferromagnéticos existentes são o Ferro, o Níquel, o Cobalto e as ligas formadas por estes elementos. Vale ressaltar um fato curioso! Existem ligas formadas quase que exclusivamente por materiais ferromagnéticos que não apresentam características magnéticas ao passo que existem ligas de metal compostas por materiais não ferromagnéticos mas que apresentam propriedades ferromagnéticas – essas ligas recebem o nome de Ligas de Heusler.
Um exemplo fácil de Ferromagnetismo que podemos encontrar no nosso dia a dia são os imãs de geladeira, frequentemente usados para fixar pequenos lembretes ou recados.
Existem diferentes tipos de magnetismo na natureza e o ferromagnetismo é apenas um deles. Estes magnetismos são classificados classificados de acordo com a intensidade e a diferença de seus efeitos.Essas classificações são: Paramagnetismo, Diamagnetismo e Ferromagnetismo.
Paramagnetismo: Ocorre em materiais que necessitam estar sob a atuação de um campo magnético para que ocorra a magnetização. Quando o campo magnético se anula a magnetização desaparece. Geralmente esse efeito é pequeno e imperceptível, sendo necessário o uso de aparelhagem para percebê-los. Os materiais paramagnéticos possuem elétrons desemparelhados que se alinham na