ferromagnetismo
Não só na natureza como no dia-dia, existem materiais que são destacadamente magnéticos, entre eles esta o ferro que é um dos materiais mais magnéticos que existem no mudo hoje. E é daí que vem o termo ferromagnetismo. Além do ferro, o níquel, o cobalto e o gadolínio, são também materiais altamente magnéticos. Sabe-se hoje que a maior parte dos metais são paramagnéticos e a propriedade magnética destes materiais não equivale nem a milionésima parte dos materiais do grupo ferro-niquel-cobalto.
O que determina se um material é ferromagnético ou não é sua estrutura eletrônica. Em um átomo no Maximo dois eletros podem constituir um nível de energia e estes dois elétrons tem que ter spins opostos (rotação contraia). O que ocorre em átomos paramagnéticos é que eles tem seus níveis de energia bem distribuídos e suas camadas eletrônicas são bem preenchidas tendo cada camada seus dois elétrons de spin opostos. O que acontece em materiais ferromagnéticos é que suas camadas não são bem preenchidas tendo um número de elétrons em uma direção, maior que o numero de elétrons na direção oposta.
Desta forma estes materiais com camadas eletrônicas não totalmente preenchidas tem um momento magnético global diferente de zero. No ferro níquel, níquel cobalto e gadolínio, os momentos magnéticos são satisfatoriamente fortes e os átomos estão adequadamente próximos uns aos outros, havendo assim um alinhamento magnético espontâneo dos átomos. Se isso ocorrer temos o ferromagnetismo.
Domínios magnéticos: os átomos ferromagnéticos adjacentes ficam alinhados mutuamente tendo suas orientações pra uma mesma direção, em um cristal ou em um grão encontram-se domínios magnéticos. Estes domínios não têm dimensões maiores que 0,05 mm. Em um material ferromagnético desmagnetizado estes domínios estão alinhados deforma aleatória, e nisso seus efeitos se cancelam. Mas se os domínios forem alinhados pó rum campo magnético este material se torna magnético. O alinhamento de todos os