Cidadania e responsabilidade social
EAD RESENDE RJ
GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
TRABALHO SOBRE
CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Altamiro de Souza
Volta Redonda
2011
• INTRODUÇÃO
Foi na Europa dos anos 1970 que a sociedade passou a cobrar maior responsabilidade social das empresas. Em 1977, a França tornou-se pioneira na criação de uma lei que obriga empresas com mais de 300 funcionários a divulgar em balanços suas ações sociais.
No Brasil, o modelo de balanço social, proposto na década de 1980 pela Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial Social (Fides), não vingou. O tema começou a sensibilizar algumas empresas no início dos anos 1990 e ganhou forte impulso ao longo da década, pela ação de entidades não-governamentais e institutos de pesquisa e pelo engajamento da iniciativa privada nas novas políticas sociais do governo.
Destaque para a atuação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), que desde 1997 defende a importância de um modelo único de relatório social. Um ano depois, nascia o Instituto Ethos.
Nosso trabalho apresenta o grupo O BOTICÁRIO, e o seu projeto de promover a sustentabilidade, cujo ideal de desenvolvimento é a racionalização do consumo e a preservação dos recursos naturais. O seu planejamento estratégico visa à minimização dos impactos ambientais do processo produtivo de toda cadeia de valor dos negócios do grupo.
“Há 21 anos, muito antes da sustentabilidade se estabelecer como prioridade na agenda das grandes corporações, nosso envolvimento com a questão ambiental já se expressava por meio da criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A iniciativa amadureceu e se desenvolveu ao mesmo tempo em que contribuímos intensamente para introduzir no país o conceito de responsabilidade social empresarial.”
• DESENVOLVIMENTO
O grupo Boticário possui duas certificações que o credencia como um dos seguidores das normas exigidas para realização de um projeto de