cidadania no brasil
SERVIÇO SOCIAL
YOLETE RODRIGUES PEREIRA
CIDADANIA NO BRASIL
Marabá
2008
YOLETE RODRIGUES PEREIRA
CIDADANIA NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciências Política / Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III / Economia Política
Orientador: Prof. Giane Albizzetti / Cláudia Maria Ferreira / Marco Aurélio Arbex.
Marabá
2008
1 INTRODUÇÃO
A cidadania é um termo associado à vida em sociedade.
Neste trabalho vamos falar de cidadania no Brasil, estou me referindo a uma “cidadania possível”, ou seja, a uma cidadania que, assim como a modernidade, nunca se completou efetivamente como um projeto de sociedade no país.
Num país de capitalismo tardio e periférico como é no nosso Brasil o pleno cidadão nunca chegou a existir de fato. Por um lado, porque tivemos como herança colonial uma sociedade de tradição autoritária, na qual os homens tinham muito mais deveres do que direitos e cujo fundamento da disciplina era a simples e inquestionável obdiência. Por outro, porque mal conseguimos completar a infância da nossa República, entremeada por conturbados períodos ditatoriais, conjugou-se à nossa história a implantação de uma sociedade de consumo de massa que veio corroer o nosso já frágil projeto de cidadania.
No Brasil, o bom cidadão não é o que se sente livre, é o que se encaixa à força na hierarquia que lhe é prescrita, ou seja, o bom cidaão, é aquele que se submete docilmente ao mando e aceita sua posição social com cordialidade e simpatia. Desse modo, as pessoas são formadas como súditos, objetos de ação do Estado, e não como sujeitos desta ação.
2 DESENVOLVIMENTO
O processo de desenvolvimento, hoje reclamado para o Brasil, esbarra em vários e conhecidos