A DEMOCRATIZAÇÃO NA ESCOLA
A disciplina Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola pode ser apontada pela participação, autonomia, transparência e pluralidade. E como instrumentos de sua ação, surgem às instâncias diretas e indiretas de deliberação, tais como conselhos e similares, que propiciam espaços de participação e de criação da identidade do sistema de ensino e da escola. Gestão na Educação Escolar aborda as diferentes concepções da administração capitalista, destacando a especificidade da gestão educacional, seus desdobramentos, limites e possibilidades no que concerne aos atuais processos de organização e gestão. A legislação escolar exige mudanças na postura e na filosofia administrativa, todo profissional que atua deve postar-se como educador. Taylor propôs quatro processos para orientar uma administração científica: planejamento; organização; execução e controle.
Principais contribuições da disciplina em minha rotina de trabalho.
No módulo Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola contribuiu na elaboração do Projeto Político Pedagógico, onde foi estabelecido a finalidade e o papel social da escola e a participação do Conselho Escolar para uma melhor aplicação dos recursos financeiros com transparência e democracia. A disciplina Gestão na Educação Escolar colaborou na administração colegiada, estamos fazendo mais reuniões com a participação da comunidade nas decisões do processo educativo. A Legislação Escolar ajudou no desenvolvimento para atender as disposições contidas nas leis, normas, regulamentos, portarias e escrituração escolar.
Portanto concluo que as limitações sociais da educação, como baixa condição socioeconômica dos alunos e gestões ineficientes das escolas, continuam recorrentes; entretanto, existem soluções, como as redes de aprendizagem por meio de políticas públicas dirigidas, que reduziriam as desigualdades escolares. O desafio do sistema educacional brasileiro continua amplo e ambicioso, sugerindo