A proposta pedagógica e a democratização na escola
Pós-graduação em Gestão Educacional Integrada
GLÁUCIA MELO,
PROPOSTA PEDAGÓGICA E DEMOCRATIZAÇÃO NA ESCOLA
Vitória – ES
2014
GLÁUCIA MELO,
PROPOSTA PEDAGÓGICA E DEMOCRATIZAÇÃO NA ESCOLA
Trabalho apresentado à disciplina A proposta Pedagógica e a Democratização da Escola ao Centro de Estudos Avançados e em Pós-Graduação e Pesquisa – CESAP, como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional Integrada, orientado pela professora MsC. Grece Teles Tonini.
Vitória - ES
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 9
1 INTRODUÇÃO
A todo instante presenciamos as mudanças da sociedade em suas formas de se organizar, de produzir, de interagir, de ensinar e aprender.
Pensar e vivenciar a diversidade do mundo, perpassando por constantes inovações tecnológicas e incessantes descobertas, exige um permanente diálogo com este mundo e com os outros múltiplos mundos a serem contemplados nas diversas esferas da vida social.
Uma proposta política e pedagógica condizente com os novos arranjos da sociedade, requer um “ouvir” atento às diversas vozes que se integram, envolvendo a diversidade de sujeitos, de grupos, de relatos e de recursos em diferentes linguagens e em múltiplas culturas que caracterizam o espaço escolar.
A partir da sua realidade, a Escola deve planejar integrando não apenas as questões curriculares, administrativas e financeiras, com as demais preocupações políticos – pedagógicas, devendo oportunizar a participação e estando preparada para ocupar esse espaço com compromisso, competência humana, teórica, técnica e política.
Somente com o trabalho de todos, família, escola e sociedade, podemos reverter à trajetória de muitos alunos, inseridos em um ambiente educacional sem perspectivas, para uma prática de respeito às suas necessidades e de