Cidadania no brasil resumo
Mesmo com a evolução que o Brasil vem sofrendo a 178 anos de muito esforço com lutas com o intuito de fazer o povo brasileiro se tornar um verdadeiro cidadão, ainda prosseguimos com a sensação de que ninguém aprendeu nada, que o esforço as lutas, não valeram de nada, pois o povo não se coloca no lugar de cidadão. Alguns progressos aconteceram como o direito ao voto, os Direitos sociais que garantem a participação do governo na sociedade garantindo a educação, saúde, trabalho, aposentadoria, enfim os direitos básicos do ser humano previstos na constituição federal.
A cidadania surgiu na Inglaterra junto com os Direitos civis (séc. 18), liberdade individual, como o Direito de ir e vir, os Direitos políticos que seria o Direito ao voto e a cargos políticos (séc.19)E cm uma 3° base surgiu os direitos sociais são conquistas do século 20, assim como a quarta geração de direitos de cidadania, nascida no fim desse período.Com base nos DC os ingleses chamaram para si o direito ao voto e direito a participação ao governo de seu país, a partir do direito politico surgiu o direito social, onde operários começaram a criar os partidos criando os direitos sociais.
Com a chegada da cidadania houve então a necessidade de educar o povo politicamente, para que o direito ao voto não se perdesse, educar para que as pessoas pudessem tomar conhecimento de seus direitos para lutar por eles, esse é um problema até hoje no Brasil, o cidadão não tem interesse na politica, não conhece seus direitos e acabam sempre criando uma politica publica impropria para o país. Isso ocorre porque o brasileiro não entende que ele faz parte do Estado-nação, quando ele se coloca nessa posição se torna um pleno cidadão se caracterizando por fazer parte do Estado e da Nação, assim não é possível uma verdadeira construção da cidadania no território nacional.
Como falar da construção da cidadania sem retornar ao inicio do Brasil, na época da colonização, quando os