Cidadania no Brasil - o longo caminho - RESUMO
Ele tenta fazer com que entendamos que no Brasil não aconteceu uma união entre esses três campos (civil, político e social). O texto diz que o direito de voto, por exemplo, não nos deu,diretamente os direitos como educação e que a grande piora dos problemas sociais no país, como os direitos civis e sociais.
T. A Marshall realizou estudos de como se deu o ganho dos direitos na Inglaterra. Nestes estudos ultimou que os ingleses introduziram de forma basear os direitos civis e depois os direitos políticos. Já, os direitos sociais demoraram um pouco mais para chegar.
A cidadania inglesa é formada por um triângulo que sustenta a cidadania local: direitos políticos, direitos civis e direitos sociais; que foram conquistados pelos ingleses e parecem estar ligados um ao exercício do outro, pois foi o exercício dos direitos civis que fez com que os ingleses solicitassem os direitos políticos e mais tarde os sociais. Já a cidadania brasileira nos foi ofertada, por meio do governo, e o exercício desses direitos aparentam segundo o autor, não ser uma pratica habitual.
[...] houve no Brasil pelo menos duas diferenças importantes. A primeira refere-se á maior ênfase em um dos direitos, o social, em relação aos outros. A segunda refere-se á alteração na seqüência em que os outros direitos foram adquiridos: entre nós o social precedeu os outros. [...] Depois deste trecho, ele argumenta que a teoria relatada por Marshall